16 de outubro de 2013

Tudo o que você queria saber sobre a Dieta Dukan










Com certeza alguma amiga sua já comentou sobre a Dieta Dukan. Se não, você ouviu que esse foi o motivo do emagrecimento da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, ou de celebridades como Jennifer Lopez. Pois saiba o seguinte: o próprio Pierre Dukan, criador da dieta, está no Brasil pro lançamento de seu livro “O Método Dukan”. Blog LP encontrou o médico pra desvendar os mitos sobre o programa de 4 passos que promete zero de efeito sanfona… Confira abaixo!
  • Você considera sua dieta radical?
Não radical, mas rígida. Se você quer ser bem sucedido numa dieta, acho que é necessário ser rígido. Se você quer comer de maneira balanceada, não vai emagrecer – nós frequentemente misturamos esses dois conceitos.
  • Então, de certa maneira, nenhuma dieta é saudável?
Bom, não é uma questão de ser saudável, e sim de saber o que você quer. Por exemplo, se você está num país e outro país quer te matar, você luta contra ele, certo? E o sobrepeso é uma coisa que mata. Não imediatamente, mas com diabetes, problemas de pressão… Um obeso vive 9 anos a menos que uma pessoa com peso normal. Se você quiser se defender, tem que atacar! Não é equilibrado, claro, mas um obeso que precisa perder 20kg não é uma situação balanceada.
  • E há risco de efeito sanfona?
Quando você perde peso, seu corpo não gosta nem um pouco. Pra ele, isso é perder reservas – e reservas significam sobrevivência. No efeito sanfona, seu corpo quer recuperar o que você perdeu – é uma programação do cérebro. Numa dieta muito eficiente [com muita perda de peso], seu corpo vai reagir mais. Por isso existe a fase de transição em minha dieta – pra ensinar, aos poucos, o corpo a não ganhar o peso perdido.
  • O que arruina uma dieta?
Não fazê-la! (risos) O pior é o açúcar, mas o álcool e chocolate também não ajudam.

  • Circula na internet que exercícios não são recomendados durante sua dieta. Isso é verdade?
Não, não! Não recomendo esportes pesados, como natação, porque eles trabalham os músculos de maneira tão intensa que o resultado é fome. Ou exercícios quando o tempo está muito frio, pois também intensifica o gasto calórico – mais fome!
  • Há algum efeito colateral da dieta?
Não. Quando fazemos dietas ricas em proteínas, algumas pessoas reclamam de prisão de ventre – mas isso acontece por não bebermos água o suficiente. E não há fibras o suficiente – um dos motivos de eu ter incluído farelo de aveia na dieta. Além de favorecer o intestino, ele satisfaz e auxilia na queima calórica. Pessoas com pressão arterial naturalmente baixa podem se sentir um pouco mais cansadas durante a fase de ataque também. Isso acontece porque a dieta costuma diminuir a pressão – é uma consequência, na verdade, mais que um efeito colateral, uma vez que hipertensos também podem normalizar a pressão deles.
  • O farelo de aveia é tipo o segredo da sua dieta?
Não, acho que não. Houve uma época [a dieta tem mais de 10 anos], quando eu ainda não tinha adicionado a aveia, que as pessoas me diziam que sentiam falta do pão, de mastigar algo com aquela textura. Dá pra fazer pão, panqueca, bolinhos – tudo com aveia, e mudou muito a dieta.
  • E vegetarianos? Eles também podem seguir o programa?
Bom, depende do que você considera vegetariano. Ovolactovegetarianos [que comem ovos e laticínios] podem, sim. Durante a fase de ataque, eles tiram a carne mas mantém ovos, laticínios, tofu… E podem adicionar também seitan [carne de soja] e tempê [soja fermentada], muito conhecida dos vegetarianos. Depois da fase de ataque, já adicionamos os vegetais, aí eles ficam tranquilos (risos).
  • O que acontece se alguém ultrapassar o tempo da fase de ataque?
Nada (risos). Não acontece nada. Depois de uma semana, seu corpo para de responder à dieta e não perde mais peso. 7 dias é o limite máximo mesmo – é como espremer um limão, sabe? Se você o espreme e continua espremendo, uma hora o suco acaba. Aí você tem que deixá-lo descansar um pouco pra conseguir mais um pouco de suco. É o mesmo com a dieta. Depois de 7 dias você não emagrece mais – é preciso do contraste pra funcionar.

2 comentários:

  1. Oi Marta, muito bom seu blog, vou dar uma lida em todas postagens e se quiser me segue na minha página do Facebook e pode divulgar seu blog lá.
    Abraços
    https://www.facebook.com/DietaDukanvivendoeaprendendo

    ResponderExcluir
  2. obrigada Lucia, vou seguir seu face e divulgar sim... bjs

    ResponderExcluir