13 de novembro de 2013

Dicas: Orientações sobre congelamento de alimentos


Congele alimentos de qualidade, compre tudo fresquinho. Não adianta pensar que você vai congelar um alimento com problemas e que vai descongelar tudo em perfeitas condições.
Escolha muito bem os recipientes para o congelamento, pense que esta será a “casa” de seu alimento e de sua família por um longo período de armazenamento, portanto deve ser perfeitamente vedado, inodoro e atóxico.
Congele as porções do tamanho que vão ser consumidas. Existem vários tamanhos de recipientes para o congelamento, sabendo que você vai precisar optar de acordo com o tamanho de sua família e de sua geladeira.
Lembre-se de que depois de descongelados, os alimentos não devem ser recongelados. Somente o alimento que estava cru poderá ser recongelado, mas deverá ser cozido e voltar ao freezer na forma de prato pronto.
Não confie na memória, coloque etiquetas com o nome dos alimentos congelados e a data de vencimento. Anote em um caderno tudo que está congelado e a data de vencimento, procure usar o que vai vencer primeiro e risque aquilo que retirou do freezer.
freezer
Organize melhor seu freezer, se ele for de um modelo com gavetas experimente guardar um tipo de alimento em cada gaveta: uma gaveta de lacticínios, uma gaveta de pratos prontos, uma gaveta de carnes cruas, uma para embutidos, etc. Fica muito mais fácil de localizar e a porta de seu freezer não ficará aberta muito tempo, economizando assim energia elétrica.
Procure utilizar os alimentos dentro de sua validade, mas se acontecer de ter um alimento venncido não coloque fora, descongele e verifique através do cheiro, textura e paladar se eke ainda tem condições de consumo.
A melhor maneira de aproveitar o seu freezer é fazer o seu alimento do dia-a-dia em uma quantidade maior, deixe esfriar, use uma parte na alimentação do dia e congele o restante. Assim você vai variar o cardápio da família e sempre terá alguma refeição pronta para aquela hora de correria.
Apreveite as ofertas de preços e congele: frios fatiados, salsichas, linguiças, requeijão cremoso, pacotes de manteiga, queijo ralado, fermento para pão, feijão cru (para não criar bichinhos), macarrão fresco, biscoitos, salgadinhos, etc. Lembre da regra de armazenar sempre a porção que deseja descongelar.
Aprenda a descongelar também
Saber descongelar os alimentos é tão importante quanto congelar, portanto escolha a melhor opção:
  • Descongele os alimentos dentro da geladeira aos poucos, tire com antecedência de um dia o que sabe que vai usar no dia seguinte
  • Em banho-maria, que acelera o descongelamento se ferir a estrutura do alimento
  • No microondas que é o mais rápido e prático
  • Durante o cozimento na panela
Espero que goste destas dicas...
bjs Marta


2 comentários: