31 de outubro de 2013

Entenda Como Funciona Seu Metabolismo e Emagreça


Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

Dieta

O Que é Metabolismo?
Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).

Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos. Ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.

O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.


Fatores Que Afetam o Metabolismo:
Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:

1º) Tecido muscular - Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.

2º) Alimentação - O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Os alimentos gordurosos também devem ser controlados, mas é Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo 'lento demais' pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

3º) Frequência das refeições - O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).


4º) Atividade física - Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.

5º) Água -A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.


6º) Sexo - O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.

7º) Idade - A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.

8º) Temperatura ambiente - Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.


Acelere o Seu Metabolismo:
Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos. 

Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a consequência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica. Fonte: UOL

Fonte: Tirei do Blog http://www.vaidadederme.com
Este blog é muito bacana, vale a pena conferir!!!
Bjs Marta

Receitas - Fase Ataque - PUDIM

PUDIM DUKAN



Ingredientes:


4 ovos,


14 colheres de sopa de leite em po


300 ml de leite de caixa


colheres de sopa de adoçante tal e qual,

colheres de sopa de essencia de coco ou baunilha.


Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador.Coloque em forma caramelizada.


Para a calda :


 2 colher de sopa bem cheia de açucar magro, caramelizar.

Leve ao forno em Banho Maria, com a forma tampada na primeira meia hora, depois 

destampe até  fazer o teste do palito e sair limpinho.

Fonte: tirado do blog http://dietadukanreceitas.blogspot.com.br
Este blog é muito bacana, tem receitas maravilhosas lá, vale a pena conferir!!!

RECEITAS - FASE ATAQUE - Pão Integral




PÃO INTEGRAL MARAVILHA



Essa é uma das receitas mais fáceis e que fazem mais sucesso! Esse pão é maravilhoso (como diz o próprio nome)! Todas as minhas amigas estão fazendo em casa e as que não estão, o marido já está querendo se separar!
Receita:
2 ovos inteiros
1 pote de iogurte desnatado
6 cs de farelo de aveia
2 cs de farelo de trigo
7 cs de leite em pó desnatado
1 cs de pó Royal

Modo de fazer: Em uma travessa, quebre os ovos e bata com um fouet. Acrescente o iogurte e bata novamente. Agora vá acrescentando os outros ingredientes e batendo. Eu uso forma de silicone, por isso não preciso untar! Você deveria fazer o mesmo! Forma de silicone é coisa de Deus, meu bem! Continuando… pré aqueça o forno enquanto faz a massa e deixe em fogo alto. Para assar o pão deixe em 220 graus mais ou menos, por uns 15 ou 20 minutos. Mas isso é o meu forno, o seu você vai ter que ver se trabalha da mesma forma, neam? Mas não vamos sofrer: se ainda estiver cru, você assa mais: se estiver torrado, na próxima você já sabe!
Prontos para morrer de amores por esse pão???

Dicas e me adiantando à algumas perguntas:
-  Você pode acrescentar linhaça, chia, alecrim, orégano, manjericão ou qualquer outro tipo de erva.
- Pode substituir o leite desnatado em pó por liquido? Não
- ” Tiaaaa, o que é cs em uma receita?” Não pode ser casa de sapo, nem culto satânico… é COLHER DE SOPA né minha filha??!!!

SONY DSC
20130420_124153
SONY DSC
 Esse pão pode ser feito a partir da fase de ataque. Para saber quanto você pode comer em cada fase, divida a quantidade de farelo de aveia que vai nele, pela quantidade que você pode comer em cada fase da Dukan.
Esse blog é maravilhoso, vale a pena dar uma olhada, tem dicas e receitas ótimas!

30 de outubro de 2013

Fase 1 - Ataque


Oi galerinha,

Eu tenho colocado matérias de uma vida saudável e acabei não postando como foi a minha FASE ATAQUE da dieta DUKAN.
Bem, precisei fazer 6 dias de ataque, foi muito difícil nos primeiros 3 dias, depois o corpo vai se acostumando e vai ficando mais fácil.
Eu pesava no inicio desta dieta 94,3 kg, sendo que como mencionei anteriormente tenho 1,65 de altura.
Ou seja muito fora do meu peso ideal...rsrs

Hoje passado estes 6 dias, fui me pesar e estou com 90,2 kg
Estou muito feliz com esta minha pequena conquista!!! E se Deus quiser até o meio do ano que vem estarei com meu peso tão estimado...rsrs

Se eu estou conseguindo, você também consegue!!! NÃO DESISTA DOS TEUS SONHOS! 
Nosso lema tem que ser: Força de vontade e determinação!!!

Bjs a todos, e a cada nova conquista eu vou postando...
Marta


28 de outubro de 2013

A importância do sono - Revista Viva Saúde


É tanta coisa para fazer que dormir parece ter se tornado um luxo. Mas entenda por que o sono é tão necessário e por que cada um tem o seu próprio tempo de descanso

Por Ivonete Lucirio


Seu amigo acorda às 5 horas da manhã no maior pique para correr no parque depois de ter dormido durante seis horas, enquanto você se arrasta para fora da cama às 7 horas, depois de oito de repouso. Bom, você não é preguiçoso, nem seu amigo um louco — talvez apenas um pouco. Dormir é uma tarefa muito específica, cada um precisa de um tanto de horas na cama. “Os chamados pequenos dormidores, cerca de 2% das pessoas, necessitam apenas de cinco a seis horas por noite. Já os grandes dormidores, outros 2%, de dez a onze. A maior parte da população está nesse intervalo”, explica o neurofisiologista Geraldo Rizzo, do Laboratório do Sono (Sonolab) dos Hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus, em Porto Alegre, RS.


Para descobrir de que tipo você é, pergunte ao seu corpo. “A fórmula prática é aproveitar as férias para deitar quando tiver vontade e levantar quando não sentir mais sono, sem pressão de horário ou compromissos. Assim, poderá perceber quantas horas de sono necessita.” O difícil é, depois das férias, manter o ritmo ideal, já que há pressões por todos os lados que levam ao sono de baixa qualidade.


Mas é natural que a quantidade de horas necessárias de sono mude com o passar dos anos. Recém-nascidos dormem até 20 horas por dia. “Já os idosos costumam ter períodos mais fragmentados, entram poucas vezes na fase de sono profundo”, explica Gunther Kissmann, da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. Uma pesquisa, coordenada por Derk-Jan Dijk, professor da Universidade de Surrey, no Reino Unido, comprovou exatamente isso. No estudo feito com voluntários, adultos mais velhos dormiram cerca de 20 minutos menos do indivíduos de meia-idade, que, por sua vez, dormiram 23 minutos menos do que os adultos mais jovens.


QUESTÃO DE QUALIDADE


A insônia e os pesadelos são os problemas de sono mais comuns em mulheres. Já os homens, reclamam do ronco


O problema não é a queda progressiva no tempo dormido que vem com a idade. Isso é fisiológico. O que faz mal para o corpo são as horas em que nos mantemos acordados de modo não natural. Há situações na vida que impedem a pessoa de dormir bem por um período, como um filho recém-nascido ou um projeto importante a finalizar no trabalho. Os efeitos negativos desaparecem depois de algumas semanas de sono de qualidade. O corpo se recupera.


Mas parece que as dificuldades entre os lençóis vão muito além dessas situações esporádicas. Uma pesquisa realizada em 2008 por um grupo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) confirmou isso. Depois de entrevistar mais de 2 mil pessoas, os especialistas constataram que 63% tinham alguma reclamação com relação ao seu sono. Comprovando a tese já apresentada, o grau de prevalência das reclamações aumentava de acordo com a idade, e era bastante semelhante em todas as regiões do País. A insônia e os pesadelos se mostraram mais comuns em mulheres: 40% delas reclamaram da primeira situação e 25% da segunda. A dificuldade que aparece com mais frequência para os homens é o ronco, atingindo 35%.



Em 2007, o neurofisiologista Geraldo Rizzo coordenou outro amplo estudo em todo o País com mais de 2 mil pessoas, também para identificar como dorme o brasileiro. Ele chegou a resultados bastante semelhantes aos da Unifesp. Somando as respostas “sim” e “às vezes” quando a pergunta era se a pessoa tinha dificuldade para dormir, ultrapassou-se a marca dos 70% na maioria das regiões do Brasil. Quando a pergunta era “Acorda durante o sono?”, o “sim” e o “às vezes” beiraram os 90%. As causas para ficar de mal com a cama são várias. A principal foi “problemas financeiros”, com 48,2%, seguido por “problemas de saúde”, com 39,5%.



Os problemas financeiros são mais difíceis de serem tratados, mas os de saúde têm solução. “Entre estes distúrbios, o mais presente é a apneia, que é quando a respiração interrompe-se várias vezes durante o sono, trazendo sérias consequências a todo o organismo”, diz o pneumologista Carlos Alberto de Barros Franco, da Casa de Saúde São José. A breve parada respiratória acontece porque os músculos da garganta relaxam, bloqueando a entrada do ar. As interrupções na respiração provocam também ligeiros despertares e a pessoa fica sonolenta o dia todo. Esse distúrbio pode ser tratado principalmente com uma mudança de hábitos como emagrecer e parar de fumar. Quando isso não resolve, há soluções mais invasivas, como o uso de um aparelho que mantém a garganta aberta enquanto se dorme, reposicionando a mandíbula, ou até cirurgias.


FAZ MAL DORMIR MAL


O homem não é um ser noturno. Foi moldado biologicamente para sentir sono com o cair da noite. Entetanto, manter hábitos noturnos tem preço e o corpo sofre com a privação das horas com a cabeça no travesseiro.


Uma recente pesquisa, publicada em fevereiro na conceituada revista Sleep, mostrou o que a privação não impede a capacidade do cérebro de processar uma informação, mas ela aparece distorcida depois de processada. Isso pode interferir em uma tomada de decisão. Imagine a situação: uma pessoa com muito sono está dirigindo em alta velocidade e vê um obstáculo alguns quilômetros à sua frente. Ela processa essa informação, mas pode decidir não frear, não desviar.


Essa situação é bem parecida com o que acontece quando se está embriagado. Uma pessoa que passa 20 horas seguidas acordada apresenta o mesmo desempenho — no tempo de reação — de alguém com um nível de 0,08% de álcool no sangue. E talvez seja por isso que tantos acidentes graves aconteçam à noite. Está provado, também, que certos tipos de memória só se fixam se a pessoa repousar. Atravessar a noite toda estudando e ir para a prova na manhã seguinte é bem pouco eficiente.


O CORPO TODO SOFRE 


“A falta de repouso adequado traz efeitos como cansaço, sonolência durante o dia, irritabilidade, dor de cabeça e até redução da libido”, diz Andrea Bacelar, vice-presidente da Associação Brasileira de Sono. “Há ainda outras consequências ao organismo que nem sempre são notadas, como alterações da pressão arterial, da glicemia e da temperatura corporal”, completa.


Além disso, dormir pouco também engorda. O pouco sono interfere no mecanismo hormonal, fazendo que o organismo produza mais hormônios que disparam a fome.


Bendito coffee-break


Pequenos intervalos de descanso, mesmo que a pessoa esteja acordada, ajudam a memória a fixar o que acabou de ouvir, segundo estudo realizado no departamento de Psicologia e Centro de Ciências Neurais da Universidade de Nova York, nos EUA. É como se você tivesse de “mudar o canal” do cérebro para que ele guardasse o que acabou de ser aprendido. Os voluntários foram convidados a prestar atenção e fixar determinadas imagens, enquanto seu cérebro era mapeado por ressonância magnética. O exame mostrou atividade nas áreas ligadas à memória. Só que, nos intervalos do teste, a atividade continuava, com uma intensidade ligeiramente maior.


Tenha bons sonhos 


Algumas atitudes podem ajudar a dormir melhor ou a evitar a insônia.



1. Quando o sono não vem, pense em algo bastante monótono. 


2. A técnica da imagem mental costuma funcionar. Pense que você está em uma praia, ou deitado em um barco em um riacho bem tranquilo. Use de todos os sentidos. Pense no som da água, no fresco do vento. 


3. Para “desligar” o pensamento, conte, de trás para frente, somente os números pares. É uma forma de esquecer as preocupações. 


4. Não chegue perto de bebidas com cafeína depois das 18h. 


5. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas. Apesar de proporcionarem uma sensação de sonolência, impedem que a pessoa caia no sono profundo. 


6. Deixe tudo bem escuro no quarto. Se for preciso, vende os olhos. 


7. Não tire cochilos durante o dia. 


8. Tome um bom banho morno. 


9. Não faça exercícios físicos depois das 20h, porque eles estimulam o metabolismo e deixam a pessoa “ligada”. 


10. Vá para a cama somente quando estiver com sono. Não fi que virando de um lado para o outro. Se não conseguir dormir, levante e faça algo relaxante, à meia-luz. 


11. Afaste-se do relógio. Controlar as horas aumenta a ansiedade. 


12. Use o quarto apenas para dormir, não para trabalhar ou comer. 


13. Medite. Um estudo apresentado durante a 23ª Annual Meeting of the Associated Professional Sleep Societies, em 2009, comprovou que a técnica é realmente eficiente.

Fonte: Tirado do blog http://fabiopsiquiatria2.blogspot.com.br

CURSO DE TEATRO GRATUITO



Para quem gosta de teatro, e tem esse sonho em atuar, as Matriculas estão abertas no site 
http://www.estudiodetreinamento.com.br


VALE A PENA, E AINDA MAIS QUE VOCÊ CONSEGUE TIRAR SEU DRT.

Segue esta dica, espero que você goste.
Bjs Marta



Dieta sem Fome - Para um Emagrecimento Mais Saudável

Conheça melhor cada passo e fase da Dieta Dukan, e saiba 

como ter um emagrecimento mais saudável e natural. 

Veja aqui alguns mitos e verdades e fique por dentro das características de alguns dos principais nutrientes.




MAIS INFOGRÁFICOS NO ENDEREÇO ABAIXO:
http://ads.tt/H9C0

Infográfico: Dieta sem Fome
Criado por Conheça a Melhor Dieta para Emagrecer com Saúde | Dieta Dukan 

Fonte: Tirei do Blog da http://dietadaluluzinha.blogspot.com.br
é muito bacana este blog vale a pena conferir, tem dicas excelentes lá

bjs Marta.

24 de outubro de 2013

3 Exercícios simples para fazer em casa e Perder Barriga


Estes 3 exercícios para fazer em casa e perder barriga são ótimos para quem está lutando contra o tempo e precisa secar rápido. São eles:

Agachamento

Neste exercício, deve-se afastar as pernas, posicionar os braços esticados à frente do corpo e agachar, como mostra a imagem 1.

Flexão de braço

Neste exercício, deve-se deitar-se no chão e, depois, apoiando somente os pés e as mãos no chão, levantar o corpo, como mostra a imagem 2.

Flexão alpinista

Neste exercício deve-se apoiar as 2 mãos no chão e permanecer na ponta dos pés. A seguir, deve-se dobrar um dos joelhos e tentar encostá-lo no braço contralateral, como mostra a imagem 3.
Deve-se fazer cada exercício de forma contínua, por 1 minuto cronometrado. Logo a seguir, deve-se começar o exercício seguinte, totalizando 3 minutos seguidos de exercícios. Quando chegar ao fim desses exercícios, descanse por mais 1 minuto e repita a série desde o início.
Esses exercícios são considerados aeróbicos, pois são de longa duração e baixa intensidade, sendo ótimos para perder barriga. Mas, para conseguir emagrecer e não voltar a engordar, deve-se ter um reeducação alimentar e praticar exercícios físicos de forma regular. 
Atenção: Se sentir algum desconforto, como dor na coluna, no pescoço ou no joelho, não faça o exercício. Um bom educador físico poderá indicar uma série de exercícios completa que se pode fazer em casa ou na academia para alcançar resultados duradouros.
Além de seguir estes exercícios de forma regular é aconselhado comprar um pequeno aparelho chamado pedômetro, que conta cada passo que o indivíduo dá, e seguir a orientação que é dar 10.000 passos por dia, todos os dias.
 (Fisioterapeuta) 

17 de outubro de 2013

Retenção de líquidos, o que fazer para eliminar


“DOUTOR, acordo de manhã e me sinto bem, magrinha, fininha, ótima… mas com o passar do dia vou inchando como uma bolha, a noite pareço um balão de água de tão inchada, por que isso acontece?”
Essa pergunta é comum ouvir dos clientes todos os dias no consultório e algumas das respostas para evitar a retenção de líquidos.
Seguem abaixo de uma forma bem prática e simples para eliminar eliminar a retenção de líquidos, ATENÇÃO na leitura.
EM PRIMEIRO lugar, retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele, e até certo ponto é comum às pessoas sentirem que estão retendo líquidos. As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de inchaço.
O inchaço é o resultado do extravasamento de um líquido (pobre em proteínas do sangue) que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Esse líquido confere o aspecto inchado e brilhante da pele, muitas vezes compressível por acessórios da roupa ou mesmo com a pressão dos nossos dedos sobre a pele, deixando uma marca, um sulco, transitoriamente.

16 dicas para eliminar a retenção de líquidos

  1. Pare de consumir alimentos ricos em sódio, como enlatados, embutidos, fast food, conservas, carnes salgadas etc. O sódio faz o corpo ter retenção de líquidos;
  2. Reduza o consumo de sal, opte por temperos naturais e sal LIGHT. O sal rosa do Himalaia é outra ótima opção;
  3. Beba mais água. Acredite ou não, a ingestão maior de líquidos ajuda a eliminar o sódio – e o inchaço;
  4. Evite carboidrato simples (como pão branco, massa branca, bolachas, doces, batata frita etc). Carboidratos são transformados em glicose e armazenados no organismo sob a forma de glicogênio para geração de energia. Para ser retida no corpo, uma molécula de água deve ligar-se a glicose. Quanto mais carboidratos armazenados você tiver, mais pesada e inchada vai se sentir;
  5. Mexa-se, os exercícios ajudam a eliminar o excesso de água por meio da respiração e aceleram a digestão. Quando você se exercita, estimula os músculos a moverem mais rápido o alimento e a água pelo seu organismo. Acabe com a constipação fazendo alguma atividade de sua preferência pelo menos 30 minutos por dia para promover a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo. Suar também libera líquidos;
  6. Consuma suplementos ou alimentos ricos em cálcio e magnésio (vegetais verdes escuros, nozes, abacate, queijo cottage, iogurte desnatado, cereais integrais, oleaginosas). Ambos competem com o sódio pela absorção no organismo; por isso, se você consumir quantidades adequadas de ambos, seu corpo será forçado a eliminar o sal que não foi efetivamente absorvido;
  7. Cuidado com os diuréticos. Quando paramos de tomar diurético, o corpo retém mais água e fica inchado durante uma ou duas semanas. Isso pode levar a uma dependência física, fazendo com que o corpo necessite do medicamento para se livrar do excesso de líquido, em vez de eliminá-lo naturalmente, causando a retenção de líquidos;
  8. Evite refrigerantes. A cafeína dos refrigerantes causa desidratação e o fósforo, um aditivo comum desse tipo de bebida, pode provocar inflamação na parede do intestino, aumentando ainda mais a sensação de inchaço;
  9. Cuidado com a pílula anticoncepcional, elas podem estabilizar o nível de progesterona, hormônio que induz o inchaço;
  10. Coma legumes e verduras variadas, estas auxiliam e eliminar água do corpo;
  11. A maioria dos adoçantes contribuem para o inchaço, assim como a cafeína, álcool e até mesmo a nicotina são fatores. Prefira os adoçantes naturais como STEVIA e SUCRALOSE.
  12. Evite também laticínios que contenham lactose, eles agravam a retenção.
  13. Aumente o consumo de alimentos ricos em proteínas, eles tem um efeito diurético no corpo.
  14. Consuma suplementos probióticos.
  15. Realize procedimentos estéticos como massagem modeladora e drenagem linfática;
  16. Aumente o consumo de chás 100% naturais com atividade diurética – cavalinha, carqueja, hibisco, chá verde carqueja, hibisco, cidreira, erva-doce, capim-limão, camomila, cabelo de milho, dente-de-leão, quebra-pedra, salsaparrilha porangaba, guabiroba, chá de bugre).

retenção de líquidos
Fonte: http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=4346
Título: Retenção de líquidos – O que fazer para eliminar
Por: Osvaldo Neto
Mestre em Ciências Farmacêuticas
Pós-graduado em Nutrição Esportiva
Pós-graduado em Fitoterapia
Pós-graduando em Nutrição Funcional
Nutricionista da equipe de treinamento do professor Waldemar Guimarães

16 de outubro de 2013

Tudo o que você queria saber sobre a Dieta Dukan










Com certeza alguma amiga sua já comentou sobre a Dieta Dukan. Se não, você ouviu que esse foi o motivo do emagrecimento da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, ou de celebridades como Jennifer Lopez. Pois saiba o seguinte: o próprio Pierre Dukan, criador da dieta, está no Brasil pro lançamento de seu livro “O Método Dukan”. Blog LP encontrou o médico pra desvendar os mitos sobre o programa de 4 passos que promete zero de efeito sanfona… Confira abaixo!
  • Você considera sua dieta radical?
Não radical, mas rígida. Se você quer ser bem sucedido numa dieta, acho que é necessário ser rígido. Se você quer comer de maneira balanceada, não vai emagrecer – nós frequentemente misturamos esses dois conceitos.
  • Então, de certa maneira, nenhuma dieta é saudável?
Bom, não é uma questão de ser saudável, e sim de saber o que você quer. Por exemplo, se você está num país e outro país quer te matar, você luta contra ele, certo? E o sobrepeso é uma coisa que mata. Não imediatamente, mas com diabetes, problemas de pressão… Um obeso vive 9 anos a menos que uma pessoa com peso normal. Se você quiser se defender, tem que atacar! Não é equilibrado, claro, mas um obeso que precisa perder 20kg não é uma situação balanceada.
  • E há risco de efeito sanfona?
Quando você perde peso, seu corpo não gosta nem um pouco. Pra ele, isso é perder reservas – e reservas significam sobrevivência. No efeito sanfona, seu corpo quer recuperar o que você perdeu – é uma programação do cérebro. Numa dieta muito eficiente [com muita perda de peso], seu corpo vai reagir mais. Por isso existe a fase de transição em minha dieta – pra ensinar, aos poucos, o corpo a não ganhar o peso perdido.
  • O que arruina uma dieta?
Não fazê-la! (risos) O pior é o açúcar, mas o álcool e chocolate também não ajudam.

  • Circula na internet que exercícios não são recomendados durante sua dieta. Isso é verdade?
Não, não! Não recomendo esportes pesados, como natação, porque eles trabalham os músculos de maneira tão intensa que o resultado é fome. Ou exercícios quando o tempo está muito frio, pois também intensifica o gasto calórico – mais fome!
  • Há algum efeito colateral da dieta?
Não. Quando fazemos dietas ricas em proteínas, algumas pessoas reclamam de prisão de ventre – mas isso acontece por não bebermos água o suficiente. E não há fibras o suficiente – um dos motivos de eu ter incluído farelo de aveia na dieta. Além de favorecer o intestino, ele satisfaz e auxilia na queima calórica. Pessoas com pressão arterial naturalmente baixa podem se sentir um pouco mais cansadas durante a fase de ataque também. Isso acontece porque a dieta costuma diminuir a pressão – é uma consequência, na verdade, mais que um efeito colateral, uma vez que hipertensos também podem normalizar a pressão deles.
  • O farelo de aveia é tipo o segredo da sua dieta?
Não, acho que não. Houve uma época [a dieta tem mais de 10 anos], quando eu ainda não tinha adicionado a aveia, que as pessoas me diziam que sentiam falta do pão, de mastigar algo com aquela textura. Dá pra fazer pão, panqueca, bolinhos – tudo com aveia, e mudou muito a dieta.
  • E vegetarianos? Eles também podem seguir o programa?
Bom, depende do que você considera vegetariano. Ovolactovegetarianos [que comem ovos e laticínios] podem, sim. Durante a fase de ataque, eles tiram a carne mas mantém ovos, laticínios, tofu… E podem adicionar também seitan [carne de soja] e tempê [soja fermentada], muito conhecida dos vegetarianos. Depois da fase de ataque, já adicionamos os vegetais, aí eles ficam tranquilos (risos).
  • O que acontece se alguém ultrapassar o tempo da fase de ataque?
Nada (risos). Não acontece nada. Depois de uma semana, seu corpo para de responder à dieta e não perde mais peso. 7 dias é o limite máximo mesmo – é como espremer um limão, sabe? Se você o espreme e continua espremendo, uma hora o suco acaba. Aí você tem que deixá-lo descansar um pouco pra conseguir mais um pouco de suco. É o mesmo com a dieta. Depois de 7 dias você não emagrece mais – é preciso do contraste pra funcionar.